Total de visualizações de página

sábado, 18 de agosto de 2012

PROJETO FOLCLORE


PROJETO FOLCLORE
IDENTIFICAÇÃO
Duração: Agosto
Público alvo: 1° ao 9° ano do ensino fundamental.
Escola: E.  E. do Bairro Cantinho do Céu.
PEUB: Angela Maria de Oliveira Faria.
Especialista: Maria José Pinto de Moura Soares 
                      Lindaura Henrique.
Diretora: Marlúcia Maria Felizardo de Moura Faria.

JUSTIFICATIVA
            Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore,  as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros serão trabalhados de diversas maneiras. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

OBJETIVOS
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade.


     Após sessão de vídeo com lendas, parlendas, trava-línguas, cantigas e brincadeiras folclóricas, os alunos desenvolveram em sala de aula diversas atividades dentro do assunto. Na foto os alunos participam do BINGO DA SORTE com palavras criadas por eles relacionadas ao folclore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário